| Renato Freire |





…”Sou um fotógrafo iniciante, fotógrafo por acaso, por angústia, por causa, por amor, por beleza, por olhar, por querer fotografar, de tanto e por tão pouco, de tantas coisas, de muitos e de poucos, de idéias e sonhos, apenas de necessidades, de prazeres e produtos e pessoas. Sou Renato Freire entre tantos ‘Renatos’, ‘Antonios’, ‘Paulos’, ‘Josés’, ‘Marias’, ‘Junqueiras’, ‘Souzas’, ‘Melos’, ‘Silvas’, ‘Martinez’, ‘Freires’. Sou eu em meio a todos querendo apenas te fotografar…”





Pensamentos....


Fotografar é um desejo, uma compulsão, uma necessidade, uma tentativa de parar o tempo e eternizar o momento presente... Renato Freire


Quando faço uma foto excepcional, daquelas que ficamos horas admirando, costumo imprimi-la e coloca-la num quadro de fotos, daqueles metalizados, que as pessoas costumam ter em seus quartos, com as fotos presas por imãs.


Adoro sair de ônibus, parar em algum lugar e fotografar coisas, lugares e pessoas. O cotidiano das pessoas oferece uma vasta quantidade e qualidade de imagens, momentos que passam despercebidos aos olhos de quem os vive. Renato Freire


Gosto das fotos sem grandes produções, das fotos espontâneas, dos momentos. ..."minha visão é jornalistica poética, não sou apenas um "inventariante" de momentos, registro emoções..."


Outro dia, estava próximo a prefeitura de SP, na Rua Líbero Badaró, na intenção de fotografa-la. Durante quase uma hora fiquei observando a rua e percebi que a cada 11 minutos a rua se esvaziava de carros, apesar de estarmos bem no horário do almoço, onde normalmente o trânsito é intenso. Havia um guarda do CET alí e eu disse a ele:

"daqui há 3 minutos esta rua ficará vazia de carros e o farol me dará 1 minuto para poder fazer uma foto da Rua Libero Badaró, vazia na hora do almoço."

Diz o guarda do CET:

"Libero Badaró vazia a esta hora??? Tá me gozando! Trabalho aqui há anos, essa rua só fica vazia de madrugada! hahahahah"

A foto abaixo mostra que eu tenho razão.... ninguém presta atenção na vida!



























.................
...................
.........................................